Melhores rios para cruzeiros em Portugal

Melhores rios para cruzeiros em Portugal

Portugal não tem uma grande tradição de navios cruzeiro. Os primeiros cruzeiros em rios surgiram na região no rio Douro. Este é o principal rio onde se fazem cruzeiros em Portugal, sendo operado por várias empresas de cruzeiros.

No enanto, nos restantes rios portugueses também encontramos alguns navios cruzeiro que nos permitem explorar as zonas por onde os rios afluem. Estamos a falar do rio Tejo, rio Mondego, rio Sado, rio Guadiana, rio Arade. Há ainda cruzeiros em algumas barragens, como no grande lado do Alentejo, o Alqueva.

A tradição no rio Douro é de passeios de dia inteiro, por vezes 2 dias, nos restantes rios, podemos falar apenas de simples travessias; alguns providenciam refeições a bordo.

Cruzeiros nos rios em Portugal

Rio Douro

Douro 360 é um dos operadores de cruzeiros no rio Douro. Proporciona viagens únicas a bordo do veleiro, subindo o rio em direção a Espanha, dando a conhecer a bela paisagem nas margens do rio.

Douro Azul o principal operador de cruzeiros em Portugal. Além das subidas no rio Douro, faz ainda cruzeiro a nível de mar. Desde 1994 que a sua atividade tem vindo a crescer. Foram os primeiros a promover os navios hotel no Douro, dando assim a possibilidade de se fazer um cruzeiro de dois a três dias, consoante a distância.

Outros operadores: Pipa Douro, Barca Douro

Rio Tejo

Hippo Trip um tipo de turismo inovador, em que o barco é um anfíbio, tanto anda em terra como em água. Além disso, este anfíbio, Hippo Trip viaja pelos principais pontos turísticos de Lisboa, entrando rio Tejo dentro.

Rio-a-Dentro um barco que faz uma viagem rápida na zona de Lisboa que nos permite ver as culturas ligadas ao rio, bem como a fauna e flora do mesmo.

Lisbon by Boat um passeio de barco adaptado a toda a gente. Permite conhecer Lisboa e Cascais.

Ollem Turismo organiza passeios em embarcação típica do Tejo.

Rio Mondego

Basófias, Odabarca embarcação que faz o percurso no rio Mondego, mostrando assim as suas belas margas ao longo da cidade de Coimbra. Possível fazer viagens de grupo, bem como refeições.

Ria de Aveiro

Ecoria, uma empresa fundada em 1993, que ajudou a desenvolver a atividade turística em Aveiro, nomeadamente através dos passeios de barco, dando a conhecer os principais pontos de interesse da bela cidade de Aveiro.

Rio Guadiana

Trans Guadiana parte de Vila Real de Santo António, rio acima até Espanha. Assim permitindo desfrutar da beleza do Guadiana. Para em Odeleite e regressa para sul.

Barco Peninsular faz uma viagem de barco na região do rio Guadiana, nomeadamente na zona de Vila Real, permitindo conhecer o rio, bem como as várias aldeias e vilas piscatórias. De um lado, Portugal, do outro Espanha.

Rio Sado

Trans Tróia faz o transporte fluvial no rio Tejo e Sado, bem como passeios aos estuários, onde as pessoas podem desfrutar da natureza selvagem.

Troia Cruze uma das empresas portuguesas mais antigas, desde 1989 que faz transporte de pessoas, possuindo várias rotas turísticas para fazer. Como:

  • Rota da Carrasqueira;
  • Rota da Feitoria Fenícia;
  • Rota da Herdade do Pinheiro;
  • Rota da Mourisca;
  • Rota das Barbas do Cavalo;
  • Rota das Ruínas Romanas;
  • Rota de Alcácer do Sal;
  • Rota de Sesimbra;
  • Rota do Cabo Espichel;
  • Rota da Marateca
  • Rota do Sapal do Sado;
  • Rota Sul da Costa da Galé.

Barragem do Alqueva

Amieira Marina não é um rio, mas ainda assim um grande lago que permite que vários barcos naveguem. Dando a conhecer a história, bem como as várias aldeias que ficam nas marges do Grande Lago.

Partilhe :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *